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ANEXO À RESOLUÇÃO CD-102/11, DE 21 DE SETEMBRO DE 2011.

EDITAL Nº 089/2011, DE 21 DE SETEMBRO DE 2011

 PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – PUC-SP – 1º SEMESTRE LETIVO DE 2012

O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS – CEFET-MG, autarquia federal de regime especial, considerando o que consta da Resolução CD-102/11, de 21 de setembro de 2011, torna público o processo para seleção e admissão de alunos regulares para o Curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciências Sociais, oferecido pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, a ser ministrado em convênio com o CEFET-MG.

 1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO

O Curso, com duração prevista de 48 meses, será ministrado predominantemente em Belo Horizonte, e, observadas as exigências da CAPES, haverá atividades a serem desenvolvidas nas dependências da PUC-SP, à Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo-SP.

2. COORDENADORES DO DINTER CEFET-MG/PUC-SP

Coordenadora representante da PUC-SP

Profa. Dra. Vera Lúcia Michalany Chaia

Vice-Coordenadora representante da PUC-SP

Profa. Dra. Lúcia Maria Machado Bógus

Coordenador representante do CEFET-MG

Prof. Dr. Milney Chasin

Vice-Coordenador representante do CEFET-MG

Prof. Dr. Paulo César Lage de Oliveira

3. CORPO DOCENTE E ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular e o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP estão disponíveis na página da internet http://www.pucsp.br/pos/cienciassociais.

4. FUNCIONAMENTO DO CURSO EM BELO HORIZONTE

As aulas serão ministradas às quintas-feiras, às sextas-feiras e aos sábados.

5. NÚMERO DE VAGAS

Serão ofertadas 20 (vinte) vagas para docentes e técnicos administrativos do CEFET-MG.

5.1. PRIORIDADES PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS

O preenchimento das vagas obedecerá à seguinte ordem de prioridades:

5.1.1 Docentes Mestres do quadro permanente do CEFET-MG, em efetivo exercício e lotados no Departamento de Ciências Humanas e Sociais (até 07 vagas).

5.1.2 Docentes Mestres do quadro permanente do CEFET-MG, em efetivo exercício, com graduação em uma das três Grandes Áreas: Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Lingüística, Letras e Artes ou com Mestrado nas áreas que compõem a grande área de Ciências Humanas.

5.1.3 Servidores Técnicos Administrativos Mestres do quadro permanente do CEFET-MG, em efetivo exercício, graduados em uma das três Grandes Áreas: Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes, ou com Mestrado nas áreas que compõem a grande área de Ciências Humanas.

6. DO CANDIDATO ESTRANGEIRO

6.1 O candidato estrangeiro deverá, obrigatoriamente, ter o “visto de estudante” (visto IV).6.2 Não serão aceitos candidatos com “visto de turista”.

6.3 Caso seja aprovado no processo de seleção, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar no ato da matricula acadêmica, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou protocolo emitido pela Polícia Federal, que deverá ser renovável até a finalização do curso.

6.4 O diploma de Graduação obtido no exterior terá que ter sido revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais.

6.5 O diploma de Mestre, obtido no exterior, somente poderá ser aceito com a autenticação feita pela Embaixada Brasileira, no País de origem e com o devido reconhecimento oficial, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais.

6.6 O candidato estrangeiro, além de cumprir os demais itens do processo de seleção e admissão, deve demonstrar suficiência em língua portuguesa e deverá apresentar o certificado do CELP-BRAS <http://portal.mec.gov.br>. Inicialmente será aceito o protocolo de inscrição no exame, para posterior apresentação do resultado.

6.7 A seleção será efetuada de forma idêntica à dos candidatos brasileiros, ressalvados os casos de convênios e acordos internacionais.

6.8 Em qualquer outra situação não contemplada nos itens anteriores, deverá ser consultada a Consultoria de Assessoria Técnica e Jurídica da PUC-SP.

7. INSCRIÇÃO

7.1 Período de inscrição: 30 de setembro e 03 de outubro de 2011.

7.2 Horário: de 13h00min às 19h00min.

7.3 Local: Sala 314, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Campus I do CEFET-MG, Avenida Amazonas, 5253, Nova Suíça – CEP 30480-000 Belo Horizonte – MG, Telefone (31) 3319-7138.

7.4 No ato da inscrição, o candidato deve indicar uma das seguintes linhas:

a) Mudanças Sociais e Movimentos Sociais;

b) Instituições, Ideologias e Religiões;

c) Produção Simbólica e Reprodução Cultural;

d) Estado e Sistemas Sociopolíticos;

e) Etnologia Brasileira;

f) Materialidade, Ideologia e Vida Cotidiana nas Culturas Modernas;

g) Dinâmicas Urbano-Regionais, Planejamento e Políticas Públicas;

h) Relações Internacionais.

7.5 A critério da Comissão de Seleção, o candidato poderá ser encaminhado para avaliação por outra linha de pesquisa mais adequada, face ao pré-projeto de pesquisa proposto pelo candidato.

8. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO

A documentação para inscrição no processo seletivo deverá, obrigatoriamente, conter:

8.1 Ficha de inscrição (impressa e assinada).

8.2 Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

8.3 01(uma) foto 3×4 recente e previamente colada na ficha cadastral.

8.4 (*) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

8.5 (*) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.

8.6 (*) Cópia da Cédula de Identidade (RG).

8.7 (*) Cópia do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) – Candidato Estrangeiro (vide item 6 deste edital).

8.8 (*) Cópia do Diploma de Graduação devidamente registrado, contendo informação do ato legal de reconhecimento.

8.9 (*) Cópia do Histórico Escolar da Graduação.

8.10 (*) Cópia do Diploma do Mestrado expedido por Programa reconhecido pela CAPES ou Ata de Defesa de Dissertação de Mestrado, acompanhada do certificado de Reconhecimento do Curso pelo MEC/CAPES, ou documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o Curso de Mestrado antes de iniciado o Curso de Doutorado, expedidos por estabelecimentos oficiais ou oficialmente reconhecidos. Se o candidato entregar cópia da Ata de Defesa da Dissertação de Mestrado, deverá apresentar, até 01 (um) ano após a matrícula inicial, a cópia do diploma de Mestre, sob pena de cancelamento retroativo da matrícula.

8.11 (*) Cópia do Histórico Escolar do Mestrado.

8.12 Curriculum Vitae atualizado (Preferência Lattes/CNPq).

8.13 Pré-projeto de Pesquisa de Tese (duas cópias impressas e uma cópia em pendrive), sobre tema específico da linha de pesquisa pretendida pelo candidato, explicitando: apresentação e delimitação do tema, justificativa, objetivos, procedimentos metodológicos, cronograma e referências bibliográficas.

8.14 um (01) exemplar da Dissertação de Mestrado (com devolução).

8.15 Os candidatos deverão, no ato da inscrição, optar por inglês, francês ou espanhol.

8.16 Este idioma deverá ser obrigatoriamente outro que não o do Mestrado.

8.17 Carta indicando orientador (observar modelo) – Não serão aceitas inscrições cujo orientador indicado não conste na lista de vagas.

8.18 (*) Cópia de Comprovante de Residência.

8.19 A inscrição poderá ser feita por procuração, sendo que o procurador deverá entregar essa procuração e toda a documentação do candidato, preencher o Formulário de Inscrição a ser assinado pelo procurador, que se responsabilizará por todas as informações nele contidas.

8.20 A aceitação da inscrição será feita pela Comissão de Seleção composta por docentes do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP.

(*) As Cópias deverão ser autenticadas ou cópias simples sendo, neste caso, obrigatória a apresentação dos originais para confrontação, no momento da inscrição.

9. PROCESSO DE SELEÇÃO – DOUTORADO

9.1 – 1ª ETAPA: ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO ENTREGUE.

9.2 – 2ª ETAPA: ENTREVISTAS – Dias: 04/10/2011 das 08h às 12h e das 14h às 19h; 05/10/2011 das 08h às 12h e das 14h às 19h, 06/10/2011 das 08h às 12h e das 14h às 16h.

– As entrevistas serão agendadas pela secretaria do Departamento de Ciências Humanas e Sociais no ato da inscrição.

9.3 – 3ª ETAPA: EXAME DE LÍNGUA:

– Em data a ser definida.

10. VAGAS POR ORIENTADOR (A):

Cada professor poderá oferecer 2 (duas) vagas para o Doutorado. Caso o candidato não indique o orientador a Comissão de Seleção, composta por professores da PUC-SP, poderá indicar o orientador, a partir do projeto apresentado pelo candidato.

Professores:

 – Ana Amélia da Silva;

– Carmen Sylvia de Alvarenga Junqueira;

– Carla Cristina Garcia;

– Dorothea Voegeli Passeti;

– Edgard de Assis Carvalho;

– Edison Nunes;

– Edson Passetti;

– Eliane Hojaij Gouveia;

– Guilherme Simões Gomes Júnior;

– Josildeth Gomes Consorte;

– Leila Maria da Silva Blass;

– Lucia Helena Vitalli Rangel;

– Lucia Maria Machado Bógus;

– Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida;

– Luiz Eduardo W. Wanderley;

– Maria Celeste Mira;

– Maria Helena Villas Bôas Concone;

– Maria Margarida Cavalcanti Limena;

– Marisa do Espírito Santo Borin;

– Maura Pardini Bicudo Véras;

– Miguel Wady Chaia;

– Noêmia Lazzareschi;

– Oliveiros da Silva Ferreira;

– Rinaldo Sérgio Vieira Arruda;

– Silvana Maria Corrêa Tótora;

– Silvia Helena Simões Borelli;

– Teresinha Bernardo;

– Vera Lúcia Michalany Chaia.

11. INDICAR ORIENTADOR (PARA DOUTORADO)

Apresentar, no ato da inscrição, carta indicando o orientador, conforme o modelo:

res-cd-0102-11-imagem12. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

O resultado será divulgado no dia 07 de outubro de 2011, no sítio do CEFET-MG.

13.CANDIDATOS REPROVADOS

Os candidatos reprovados poderão retirar a documentação de 12/10 a 24/10/2011 na secretaria do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (Carlos Augusto Ribeiro Ferreira e Danielle Kolansk), das 10h00 às 17h00; após esta data, os mesmos serão eliminados.

14. VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo, objeto do presente Edital, será válido somente para o ingresso no Doutorado que terá início no primeiro semestre de 2012.

15. MATRÍCULA

Todos os documentos abaixo deverão ser apresentados no ato da inscrição.

15.1 O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração junto ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, no Campus I do CEFET-MG, à sala 314, Av. Amazonas, 5253, no dia 7 de outubro de 2011, das 09h às 13h e das 14h às 17h, devendo apresentar os seguintes documentos:

a) Requerimento de matrícula

b) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação, com Histórico Escolar (original e cópia)

c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Mestrado, com Histórico Escolar (original e cópia)

d) Carteira de Identidade e CPF (original e cópia)

e) Título de Eleitor, com comprovante da última eleição (original e cópia)

f) Certificado de Reservista (original e cópia)

g) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia)

h) Autorização da Coordenação ou do Departamento para realizar o Curso

i) Termo de Compromisso de frequentar e concluir o Curso

j) Termo de Compromisso de trabalhar na Instituição, após a conclusão do DINTER, por igual período de duração do Curso.

k) 2 O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula, no período estabelecido, perderá o direito à vaga e ao ingresso no Curso.

16. NORMAS APLICÁVEIS

A Comissão de Seleção terá amplos poderes para orientação, realização, apuração e divulgação dos resultados.

17. CASOS OMISSOS

Os casos omissos ou especiais serão resolvidos pela Comissão de Seleção e pelos coordenadores operacionais do curso, cujas funções encontram-se no Projeto do DINTER em Ciências Sociais.

18. PRAZO DE VALIDADE

Este edital entra em vigor na data de sua publicação, tendo sua validade encerrada após decorridos 25% (vinte e cinco por cento) do primeiro semestre letivo de 2012.

19. INFORMAÇÃO

Em caso de dúvidas relacionadas à documentação e informação específica deste Edital, entrar em contato com a secretaria do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Tel. (31) 3319-7138.

20. FORMULÁRIOS

Os formulários serão disponibilizados no sítio do CEFET-MG.

(Assinatura no documento original)
Prof. Flávio Antônio dos Santos
Presidente do Conselho Diretor


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